Olá visitante (Faça seu login)
Inicia em agosto a sexta edição da Jornada de Integração Acadêmica – JOIA, promovida pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI). O objetivo do evento é fomentar o debate acerca da importância da iniciação científica e extensão acadêmica, além de divulgar os trabalhos do corpo discente, docente e técnico-administrativo da UNIASSELVI para a comunidade. Neste ano, o tema do evento será “Colmeia do Conhecimento: a construção de saberes vivenciados na prática”.
A abertura da JOIA acontece no dia 17 de agosto, no Teatro Da Vinci, na UNIASSELVI de Indaial. As inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo site joia.uniasselvi.com.br. O evento de abertura terá transmissão ao vivo para todos os polos e unidades presenciais do Grupo UNIASSELVI.
A professora Elisabeth Tafner, coordenadora do curso de Letras e do Núcleo de Programas de Extensão da UNIASSELVI, explica que a JOIA “configura-se como um espaço de socialização dos saberes vivenciados na prática para promover o ser epistemológico, capaz de promover o que há de mais intrigante na prática social”.
Com minicursos, palestras e socializações de trabalhos científicos, a JOIA é realizada anualmente em todas as regiões onde a UNIASSELVI está presente. Qualquer pessoa pode participar, seja acadêmico, egresso, comunidade interna ou externa.
No site da JOIA há ainda mais de 20 cursos livres, totalmente gratuitos e online. São oportunidades de cursos em diversas áreas de conhecimento, disponíveis no hotsite até 4 de dezembro e contam com certificação. Mais informações em joia.uniasselvi.com.br.
Colmeia do conhecimento
O tema oficial da VI JOIA faz referência às abelhas, por ser uma das comunidades mais organizadas do reino animal. Nesta edição, o evento traz em seu conceito uma colmeia, a qual cada uma de suas seis células representa um valor espalhado nas abelhas, são eles: comunicação, cooperação, transformação, interação, sustentabilidade e aprendizado.
“O trabalho, a convivência e os resultados de uma colmeia permitem estabelecer uma analogia com o comportamento humano”, ressalta o professor Luis Augusto Ebert, Coordenador do Núcleo de Iniciação Científica – NUIC.