Olá visitante (Faça seu login)
Na última semana ocorreu mais uma edição da Jornada de Integração Acadêmica (JOIA) no Polo da UNIASSELVI em Herval D’Oeste – IES Vale. Com a participação de acadêmicos de diferentes cursos, o evento contou com diversas palestras nas noites dos dias 14, 15 e 16 de outubro.
Na quarta-feira, a JOIA iniciou com a palestra “Prevenção às deficiências por meio do projeto: mudando o mundo. Prevenindo e evitando deficiências”, ministrada pela assistente social Bruna Barcellos e pela fonoaudióloga Bruna Pozzobon, ambas funcionárias da APAE de Joaçaba. Cerca de 50 estudantes participaram da palestra, que iniciou às 19h.
No mesmo horário, as tutoras Gicele Marcon e Fernanda Dalabrida realizaram a palestra “A importância da afetividade no ambiente escolar”, ministrada para 38 acadêmicos de diversos cursos.
A palestra “Áreas urbanas consolidadas”, também realizada às 19h, reuniu 28 alunos na quarta-feira. O assunto foi abordado pela tutora Nereu Lins. A tutora Camila Rebelatto ministrou a palestra “Poka Yoka: dispositivo à prova de erros”, às 20h, que contou com a presença de 35 alunos.
“Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina: um documento norteador” foi o tema da palestra conduzida pelas tutoras Taize Sabei e Silvana Bulla, às 20h45 da noite de quarta-feira. A atividade contou com a participação de 38 acadêmicos.
O tutor Anderson Rech ministrou a última palestra da quarta-feira, denominada “A experiência de Hawthorne: o investimento no capital humano na administração, para obtenção da excelência empresarial”. A palestra iniciou às 21h e teve a participação de 35 alunos.
Segundo dia de JOIA
Na quinta-feira, a programação da JOIA continuou com a palestra “Modalidade de licitações no setor público”, conduzida pela tutora Jussara Getassi. Quase 40 alunos de diversos cursos acompanharam a atividade, que iniciou às 19h. “Controle Social na perceptiva conceitual” foi a palestra conduzida pela tutora Joviane Colombelli, também às 19h de quinta-feira, para cerca de 30 acadêmicos.
As tutoras Marcia Pedroso e Salete Rossa ministraram a segunda palestra da noite de quinta-feira, às 20h. O tema foi “Possibilidade de criação, transformação e preservação através da ludicidade”. Participaram da palestra 46 alunos.
A palestra “Arte de pensar e raciocinar” foi conduzida pelo tutor Joldmar Bello, também às 20h, que contou com a participação de 38 alunos de diversos cursos. Já o tutor Adalberto Marcon ministrou a palestra “Práticas e sustentabilidade”, às 20h, para 30 alunos.
Na quinta-feira, a JOIA encerrou com a palestra “A influência dos meios midiáticos e telemáticos nas relações familiares e sociais, conduzida pela tutora Rubia Provenci. Foram 20 estudantes que participaram da palestra, que iniciou às 21h.
Terceiro dia de JOIA
Na sexta-feira, a “Questão Palestina: pressupostos político e religiosos” foi o tema da palestra ministrada pelo tutor Vanderlei Feltrin, às 19h, que contou com a participação de 30 acadêmicos.
O tutor Gunther Maier ministrou a palestra “Alguns dos maiores inventos da humanidade: origem, inspiração e (in)consequências”. A atividade iniciou às 20h com a presença de 36 alunos do Polo. Também na sexta-feira, a tutora Sandra Redin ministrou a palestra “Assédio moral, psicológico e sexual no trabalho”.
“As redes sociais e a família” foi o tema da palestra conduzida pelo tutor Lauri Nora, às 21h, que reuniu 30 acadêmicos. Já o tutor Sergio Nascimento ministrou neste mesmo horário a palestra “Voltar a ser criança”.
Quarto dia da JOIA
No sábado pela manhã e último dia da Jornada, a interprete de LIBRAS Juliana Bisatto promoveu uma oficina sobre a língua brasileira de sinais, que reuniu 15 alunos do Polo.
Todos os palestrantes foram presenteados com uma lembrança do Polo, entregue pela coordenadora Ana Clara Tessari.