JOIA - Jornada de Integração Acadêmica do NEAD

Novidades - JOIA: Jornada de Integração Acadêmica é aberta na UNIASSELVI

imag_album_miniatura.php?codi=4583&tamanho=190x130

 

Evento de abertura reuniu autoridades acadêmicas e civis com cerimônia transmitida para 13 estados do Brasil. Evento integra as modalidades de ensino a distância e presencial
 

“Mentes que pensam, conhecimentos que transformam”. Este é o tema da quinta edição da Jornada de Integração Acadêmica (JOIA), realizada pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI. O evento, que acontece de 17 de agosto a 4 de dezembro, incentiva e estimula as ações científico-culturais, a iniciação científica, o debate virtual em grupo e a socialização de trabalhos de duas maneiras: virtual, no hotsite www.nead.com.br/joia, e presencial nos Polos de Apoio Presencial da instituição. A cerimônia de abertura foi realizada na noite do dia 18 de agosto, no Teatro Da Vinci, em Indaial, com transmissão simultânea para os 48 polos de apoio presencial da UNIASSELVI, presentes em 13 estados brasileiros. Participaram da abertura oficial – que trouxe orientações sobre a jornada e duas palestras – acadêmicos de cursos presenciais e a distância, colaboradores, professores e tutores, além de autoridades acadêmicas e civis. A abertura contou com a apresentação cultural do Coro Misto Indaiá, que executou além dos hinos, músicas em homenagens a três regionais brasileiras: Sul, Norte e Nordeste, todas sob regência do maestro Pochyua Andrade.

Durante todo o evento, os polos de apoio presencial participaram da atividade em Indaial, enviando fotos das salas de aulas que acompanhavam a transmissão pelo Brasil.

Integraram a mesa de autoridades: Prof. Hermínio Kloch (reitor da UNIASSELVI), Professora Francieli Stano Torres (Pró-reitora de Ensino a Distância), Prof. Ivan Carlos Hort (Pró-reitor de Pós-Graduação Presencial, Diretor Geral da FAVINCI e Diretor Regional de Ensino Presencial da UNIASSELVI), Sérgio Almir dos Santos (prefeito de Indaial), Juliana Moser Rothenburg (representante da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Timbó), Prof. Sérgio Gargioni (Presidente da FAPESC), Prof. Helenice Luchetta (Secretária de Educação de Blumenau), Edson Berri (subcomandante dos Bombeiros Voluntários de Indaial) e Fernando Pitt (Diretor do SENAI em Indaial).

Como acontece a JOIA da UNIASSELVI

Os professores Luis Augusto Ebert (do Núcleo de Iniciação Científica) e Elisabeth Penzlien Tafner (Núcleo de Programas de Extensão da EAD/UNIASSELVI), da comissão organizadora, expuseram como acontecerá a jornada até o mês de dezembro, por etapas.

1ª etapa: de 17 a 31 de agosto, seleção e postagem de trabalhos de acadêmicos, professores, articuladores  tutores no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

2ª etapa: de 1° a 30 de setembro de 2015, aprovação dos trabalhos.

3ª etapa: de 5 de outubro a 4 de dezembro, divulgação de trabalhos, com interação virtual e socialização nos polos

Além das publicações, a JOIA oferece a todos os interessados a possibilidade de participar de palestras e oficinas, como também fazer minicursos gratuitamente, totalmente on-line ou presencialmente, nos polos de apoio presencial, na sede do Centro Universitário Leonardo da Vinci e na FAVINCI (Timbó).

http://joia.nead.com.br/principal.php

Palestras da noite de abertura

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), Prof. Sérgio Luiz Gargioni, apresentou de forma elucidativa “O papel da FAPESC nas universidades catarinenses”. O presidente explicou o funcionamento dos repasses dos governos estaduais às fundações e o desafio de colocar a pesquisa nas agendas de desenvolvimento dos estados, além de apresentar programas governamentais de bolsas de estudo e incentivo ao empreendedorismo.

A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIASSELVI, Professora Cassandra Helena Faes, motivou os presentes com o tema “Por que realizar pesquisa científica”?. A professora falou dos desafios pessoais para o início da atividade de pesquisa e sobre os benefícios àqueles que aproveitam o tempo de graduação fazendo atividades além-currículo.