Olá visitante (Faça seu login)
Sob o tema “A formação do profissional: conhecimentos que geram valores”, a 4ª edição da Jornada de Integração Acadêmica – JOIA, promovida pelo Núcleo de Educação a Distância – NEAD da UNIASSELVI, foi lançada na noite do dia 11 de setembro. Diante de grande público, que lotou o Teatro Da Vinci, em Indaial, todos os 48 Polos de Apoio Presencial da instituição acompanharam o evento, ao vivo, via webconferência, e manifestaram sua presença por meio de imagens, apresentadas durante a cerimônia.
A abertura da IV JOIA, conduzida pela Coordenadora dos Articuladores e Tutores Externos, profa. Neuzi Schotten, foi marcada pela mesa redonda envolvendo profissionais da educação, comércio e indústria e também da OAB. Diversas autoridades marcaram presença, entre elas o Reitor da UNIASSELVI, Prof. Herminio Kloch; a Pró-Reitora de Ensino de Graduação a Distância, Profª Francieli Stano Torres; a Coordenadora do Núcleo de Programas de Extensão (NUPEX) e da IV JOIA, Profª Elisabeth Penzlien Tafner; o Coordenador do Núcleo de Iniciação Científica (NUIC), Prof. Luis Augusto Ebert; e os palestrantes da noite: a secretária de Educação de Indaial, Giovanne Huebes Nicolletti; o presidente da Associação Empresarial de Indaial – ACIDI, Rogério Ehrat; e o presidente da Comissão de Ética da 33ª Subseção da OAB de Indaial, Seccional de Santa Catarina, Henrique Kloch.
Logo na abertura, a apresentação cultural do Grupo de Percussão “Do lixo ao Som”, composto por 25 integrantes da Escola Básica Municipal Encano Baixo, encantou os presentes. Em seguida, a coordenadora da IV JOIA, Profa. Elisabeth, informou que o evento busca o aprimoramento da produção e geração do conhecimento sistematizado, artístico, cultural e tecnológico, gerando integração entre o ensino, a extensão e a iniciação científica.
“A JOIA promove ações de interação entre a UNIASSELVI e a sociedade, estimulando o avanço dos saberes popular e acadêmico, contribuindo para a formação de profissionais mais cidadãos e capacitados para o mercado de trabalho”, disse Elisabeth, chamando a atenção para a identidade visual desta edição, alusiva aos quatro elementos: terra, água, ar e fogo. Também convidou todos a participarem do evento, de 11 de setembro a 28 de novembro de 2014.
Já o coordenador do Núcleo de Iniciação Científica, Prof. Luis Ebert, destacou os objetivos da JOIA para a comunidade acadêmica e apresentou as publicações on-line das revistas Maiêutica dos cursos de EAD da UNIASSELVI. “A iniciação científica faz com que os alunos pensem criativamente, inovem, pensem em soluções para as empresas; isso é o que de fato engrandece nosso papel enquanto instituição de ensino superior”, destacou.
A Pró-Reitora de Ensino de Graduação a Distância, Profa. Francieli, enfatizou que a JOIA contribui para potencializar o cooperativismo, a autonomia e para a circulação de ideias e saberes, pois os alunos vivenciam suas experiências práticas nas localidades onde estudam e transformam isso em conhecimento. “A JOIA reúne o acadêmico, o científico e o sociocultural, produzindo conhecimentos em todas as áreas e cursos, o que fortalece a formação dos futuros profissionais”, resumiu.
O Reitor Herminio saudou o público presente no teatro e nos polos, agradeceu à equipe organizadora da JOIA e comentou sobre a formação continuada oferecida durante o evento, totalmente on-line e gratuita, para alunos, colaboradores e a comunidade, por meio do hotsite www.nead.com.br/joia. “A geração do conhecimento propicia valores e capital humano e financeiro, assim como a realização pessoal e profissional, pois creio que o conhecimento transforma o mundo. Por isso convido a todos a participarem da IV JOIA”, convocou o reitor.
Perfil do futuro profissional
Em seguida, uma mesa redonda trouxe à tona o tema da JOIA em 2014, sob a ótica da formação do profissional da Educação, do Comércio e Indústria, e também a questão ética. A Secretária de Educação de Indaial comentou sobre a expectativa de formar bons profissionais da educação, tendo como base o aluno e o professor.
Rogério Ehrat, por sua vez, explicou o conceito de empresa e a necessidade de pessoas qualificadas para disseminar conhecimentos e operar inclusive as máquinas. Quanto à questão ética na formação do profissional, Henrique Kloch acredita que a informação é a base disso.
Concluindo os trabalhos da noite, o Reitor Herminio lembrou como a UNIASSELVI foi importante para o progresso de cada uma das regiões em que a Instituição está inserida por meio dos Polos de Apoio Presencial, pois propicia o desenvolvimento de profissionais que hoje impulsionam a economia local e fomenta a formação de profissionais qualificados para o mercado em que atuam.