JOIA - Jornada de Integração Acadêmica do NEAD

Novidades - UNIASSELVI abre VI Jornada de Integração Acadêmica - JOIA

imag_album_miniatura.php?codi=6241&tamanho=190x130

Iniciou na noite desta quarta-feira, 17 de agosto, a VI edição da Jornada de Integração Acadêmica (JOIA). Promovida pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci, o evento tem como objetivo fomentar o debate acerca da importância da iniciação científica na instituição. A abertura da VI JOIA foi realizada no Teatro Da Vinci, na UNIASSELVI, em Indaial. Centenas de pessoas participaram da solenidade.

Com o tema “Colmeia do Conhecimento: a construção de saberes vivenciados na prática”, a JOIA deste ano acontece, até o dia 4 de dezembro, em todas as unidades e polos da UNIASSELVI. Palestras, minicursos e seminários compõem a programação da jornada.

Destacando os valores que norteiam a UNIASSELVI, o reitor Prof. Hermínio Kloch participou da abertura da JOIA, ao lado das pró-reitoras de ensino, professoras Marilda Regiane Olbrzymek e Francieli Stano Torres. Também estiveram presentes no evento representantes da Secretaria Municipal de Educação, Gerência Regional de Educação de Timbó, Associação Comercial de Indaial (ACIDI), Ordem dos Advogados de Indaial (OAB) e Conselho Regional de Engenharia de Timbó (CREA/SC).

A JOIA é uma realização do Núcleo de Programas de Extensão (NUPEX) e do Núcleo de Iniciação Científica (NUIC) da UNIASSELVI. A professora Elisabeth Tafner, coordenadora do curso de Letras e do NUPEX, descreve a jornada como “um espaço de socialização dos saberes vivenciados na prática para promover o ser epistemológico, capaz de promover o que há de mais intrigante na prática social”.

Com a abertura oficial da JOIA, houve a palestra do Prof. Ernesto Jacob Keim, que teve como tema a “Colmeia do Conhecimento: a construção de saberes vivenciados na prática”. O Prof. Jacob é Licenciado em Ciências e Matemática, bacharel em Biologia, Mestre e Doutor em Educação e pós-doutorado em Filosofia. Atualmente é pesquisador e professor da Universidade Federal do Paraná.

As atividades da noite foram intercaladas por apresentações do Grupo Vocal Syahamba, que cantou as músicas ‘Linda Juventude’, composição de Flávio Hugo Venturini e Guarabira; ‘Andar com Fé’, composição de Gilberto Gil; e ‘Vida’, composição de Ricardo Engels Garay e Carlos Enrique Ludwig.

Mais informações em joia.uniasselvi.com.br.

Colmeia do conhecimento

O tema oficial da VI JOIA faz referência às abelhas, por ser uma das comunidades mais organizadas do reino animal. Nesta edição, o evento traz em seu conceito uma colmeia, a qual cada uma de suas seis células representa um valor espalhado nas abelhas, são eles: comunicação, cooperação, transformação, interação, sustentabilidade e aprendizado.

“O trabalho, a convivência e os resultados de uma colmeia permitem estabelecer uma analogia com o comportamento humano”, ressalta o professor Luis Augusto Ebert, Coordenador do Núcleo de Iniciação Científica – NUIC.

Minicursos

No site da JOIA, estão disponíveis dezenas de minicursos gratuitos, em diferentes áreas do conhecimento, que visam o aperfeiçoamento profissional e acadêmico. Os minicursos podem ser feitos por qualquer pessoa e contam com certificado. Mais informações em joia.uniasselvi.com.br.